Notícias

Ato de apresentação e primeira reunião

O Cabildo organizou recentemente a jornada de apresentação do projeto BIOTRANSFER2. Transferência da investigação biotecnológica orientada para a rentabilidade empresarial e mobilização de fluxos de negócio, em que participaram diversas entidades beneficiárias. O evento, celebrado no Instituto de Enfermedades Tropicales de la Universidad de la Laguna, contou com a presença do conselheiro da área Tenerife 2030, Antonio García Marichal, que destacou a importância desta iniciativa para gerar emprego.

Garcia Marichal explica que "o objetivo principal é gerar uma investigação biotecnológica inteligente, sustentável e integradora que permita autofinanciar as necessidades da comunidade de investigadores mediante a comercialização da sua I+D+i e a criação de novos produtos e serviços que gerem crescimento, emprego e competitividade. O BIOTRANSFER2 permitirá rentabilizar a investigação em biotecnologia e fará com que os resultados da pesquisa amadureçam, para que possam ser transferidos para o tecido empresarial."

O conselheiro de Tenerife 2030 explica que "o projeto está estruturado em várias atividades coordenadas com os diferentes parceiros e isso implica uma melhoria e a atualização do Observatório da Investigação Biotecnológica. Além disso, o encontro entre investigadores e empresas será incentivado através de reuniões, eventos e palestras, levar-se-ão a cabo provas de conceito e protótipos que permitam que os resultados da investigação alcancem a maturidade necessária para serem transferidos para o mundo empresarial".

Para alcançar os objetivos do BIOTRANSFER2, é necessário prever uma assessoria jurídica e comercial que garanta a transferência eficaz dos possíveis resultados positivos. Os produtos finais planeados são acordos comerciais de exploração de um produto ou serviço, após a realização de provas de conceito com resultado positivo; acordos resultantes de provas de conceito que envolvem a melhoria de um produto ou serviço (previamente testado com a prova de conceito); facilitar o empreendedorismo entre investigadores e a criação de empresas; colocar à disposição dos Parques Tecnológicos de Tenerife e Terceira (Açores), a ferramenta Bioincubadora virtual para facilitar a assessoria online a empreendedores biotecnológicos e potenciar estabelecimento de empresas nos parques tecnológicos mencionados.

Início        O Projeto        Sócios        Evolução        Notícias        Eventos